terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Você qual sabe qual é o seu rótulo?

Por Alessandro Pereira

Qual é a sua marca?
Muito se fala sobre marketing pessoal, rótulos, marca pessoal no ambiente corporativo, mas o que poucos compreendem é o quanto isto é importante no ambiente corporativo, as atitudes diárias são cruciais para a construção de uma forte e positiva identidade visual, constantemente somos analisados pelo nosso comportamento, no modo de vestir, na higiene pessoal é este um dos fatores que contribuem para essa construção.
Este processo pode levar muito tempo, contudo essa marca que levou muito tempo e trabalho duro pode ser destruído em poucos minutos.
Sabendo da importância da imagem e do comportamento segue abaixo alguns pontos que devem ser evitados:
Vestimenta:
  • Rasgadas;
  • Amassadas;
  • Informais em ambiente formal;
  • Curtas demais;
  • Decotes exagerados.
OBS: mesmo que não tenha dinheiro para ter sempre roupas novas, manter ela limpa e bem passada, é sempre bem visto.
Higiene Pessoal:
  • Cabelo sempre penteado;
  • Unhas limpas e cortadas;
  • Excesso de joias, bijuterias, pulseiras;
  • Maquiagem exagerada;
  • Perfume exagerado.
Comportamento:
  • Falar alto;
  • Reclamar demais, ser uma pessoa negativa;
  • Não ser participativo, não colaborar com os demais;
  • Fofocas, intrigas e falar mal de outros colegas;
  • Celular com toques escandalosos.
Os itens citados acima podem prejudicar sua carreira e fechar muitas portas e rotular de forma negativa um profissional, mesmo sendo um profissional competente, contudo a postura de um profissional perante os demais podem construir uma marca forte e o tornar cobiçado pelo mercado de trabalho.
Abaixo segue alguns comportamentos e atitudes que podem construir uma marca forte e positiva perante o mercado.
  • Atitude;
  • Pró-atividade;
  • Curiosidade;
  • Buscar autoconhecimento;
  • Adaptáveis;
  • Empreendedores;
  • Equilibrados;
  • Trabalhar em equipe;
  • Trabalhar sobre pressão;
  • Auto motivado;
  • Organizado;
  • Pontual;
  • Compromissado;
  • Negociação;
  • Criativo / Inovador;
  • Liderança;
  • Comunicativo;
  • Ético;
  • Visão holística da empresa;
  • Saber ouvir;
  • Relacionamento interpessoal.
Agora já tem uma pequena noção do que pode prejudicar e os pontos que podem ajudar a construir uma marca forte e tornar cobiçado no mercado, faça a si mesmo duas perguntas:
  • Qual é a sua marca atual?
  • Qual a marca que deseja construir?
Espero que possa ter contribuído para o esclarecimento e o ajude a se desenvolver e ter uma perspectiva da importância do comportamento e o quanto isso pode influenciar na construção da sua marca pessoal.

0 comentários: