quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desobediência ou falta de compromisso?


Quem nunca se deparou com algum funcionário que não fez aquilo que lhe foi pedido? Se você for um líder ou um gestor, é bem provável que já tenha topado com um colaborador que fez cara de quem se comprometeu com algo, mas na hora do “vamos ver”, não cumpriu com o combinado. Por quê? As razões podem ser bem variadas e depender de profissional para profissional, mas o Open Forum elencou os motivos mais comuns que levam tanta gente a não cumprir com as suas obrigações. De quebra, oferece algumas dicas de como reverter essa situação. Olha só:
- Estar preso a uma rotina: às vezes, a pessoa está tão enraizada em sua rotina que o simples fato de pedir algo que não faça parte do seu dia a dia já é o suficiente para tumultuar suas tarefas. Uma dica é não deixar seus funcionários se acomodarem em apenas uma função, pedindo pequenas coisas que transformem sua rotina diariamente.
- Falta de compreensão: muita gente faz “cara de conteúdo”, quando, na verdade, não está entendendo bulhufas do que está sendo dito. E, em vez dessa pessoa tirar suas dúvidas, ela segue adiante e se compromete em entregar algo que nem compreendeu. Para evitar esse tipo de situação, certifique-se que cada colaborador saiba seus objetivos e onde quer chegar em cada tarefa que lhe foi pedida.

- Excesso de trabalho: em boa parte dos casos, seus funcionários podem não estar agindo de má fé; o que acontece, de fato, é que eles estão sobrecarregados. Portanto, antes de passar uma nova tarefa a alguém, verifique o que ele está fazendo naquele momento e o que é mais urgente.
- Falta de habilidade: pode ser que o colaborador para quem você pediu determinada tarefa não seja a mais indicada por um simples motivo: ele são sabe como fazer. Antes de atribuir uma nova tarefa a alguém, confira quem no time possui as habilidades necessárias, que pode realizar o que tem de ser feito com mais facilidade que os outros.

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