quarta-feira, 25 de maio de 2011

Por uma comunidade empreendedora


Durante muitos anos, houve a crença de que para uma empresa de tecnologia prosperar, ela deveria estar no Vale do Silício – o que já dificulta o seu caminho para o sucesso. Felizmente, hoje não é mais assim. Claro que boa parte da inovação tecnológica e seus devidos responsáveis estão reunidos na baía da Califórnia, mas isso não mais significa que se você não estiver lá, não vai prosperar.

Lá nos Estados Unidos mesmo, por exemplo, já foi observado que cidades que fogem dos hubs tecnológicos estão chamando atenção pela diversidade de startups que se alojam no local. A partir disso, o Mashable fez algumas observações que valem a pena serem consideradas.

Não tente ser o Vale do Silício: vale muito mais a pena você levar em consideração as oportunidades que sua região oferece. Ela é conhecida por qual fator? Explore isso, não construa sua startup de olho em cidades “maiores” ou “melhores”.

Faça parcerias: o coworking traz benefícios a todos os envolvidos. Diversos empreendedores trabalhando juntos têm mais chances de crescer do que aqueles que preferem ir à luta sozinhos.

Divirta-se e torne-se criativo: mas fuja da mesmice e monotonia das festas comuns. Uma alternativa é participar de meetups e organizar encontros de startups, ótima maneira de construir um bom network, trabalhar a criatividade e colaboração. Vale também fazer atividades que fujam completamente do assunto trabalho. Que tal organizar um campeonato de videogame com seus parceiros de trabalho?

- Reconheça o sucesso dos outros: tenha em mente que, por estarem em uma pequena comunidade, você e os outros empreendedores estão todos juntos. Portanto, não recuse ajuda às novas startups e sempre reconheça o sucesso dos outros. Se eles prosperarem mais que você e alçarem vôos maiores, é provável que se lembrem de quem os ajudou e queiram retribuir o favor.

Fonte: ResultsON

0 comentários: