quinta-feira, 14 de abril de 2011

O que você precisa saber antes de apresentar um projeto na empresa

Qualidade, prazos, custos. Essas são algumas das palavras com as quais o profissional precisa se familiarizar antes de resolver colocar a mão na massa para desenvolver algum projeto na empresa em que trabalha. De acordo com estatísticas do Standish Group, apenas 16% dos projetos são concluídos dentro do tempo estabelecido, pois deixam de seguir o planejamento inicial e, por falta de controle, não abortam ou alteram o plano.

Para que tudo corra bem, é preciso seguir alguns conceitos básicos. Confira:

O apoio da alta direção da empresa é importantíssimo para a conclusão do projeto.

Apurar as lições aprendidas com projetos anteriores e cuidar para não cometê-los no projeto atual.

Analisar o campo de atuação e os stakeholders (são as partes envolvidas em um processo, tanto diretamente quanto indiretamente, em longo ou curto prazo).

Definir o escopo. Ou seja, ter claramente as etapas do projeto em mente.


Selecionar e desenvolver uma equipe que tenha características compatíveis com projeto que será realizado.


Definir as funções de cada setor da equipe e determinar suas responsabilidades e ações.


Analisar os riscos. Isso evita que alguma surpresa e imprevisto atrapalhe os planos.


Envolver e incluir o cliente durante todas as etapas do projeto.


Estabelecer pontos de revisão no final de cada etapa do projeto.



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