segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como estimular a produtividade

Há quem acredite que existem dois tipos de líderes: os que podem motivar seus funcionários e os que acham que motivação é uma qualidade natural. Mas será que é possível estimular as pessoas para serem mais participativas? Segundo esse artigo publicado pelo Open Forum, sim, e são sugeridas algumas dicas de como criar oportunidades para tornar seus funcionários mais engajados.
Incentive: seja claro sobre a direção estratégica da sua organização e os tipos de ideias que são relevantes para suas necessidades. Permita que seus funcionários compartilhem ideias em ocasiões também em ocasiões informais, como por e-mail, por exemplo.
- Não menospreze as ideias ruins: quando todos são estimulados a sugerir grandes ideias, é inevitável que alguns palpites ruins sejam pronunciados. Mas para criar e manter um ambiente que apoie a inovação e a resolução criativa de problemas, ajude-os a bolar um autoquestionamento que permita que eles reflitam quanto a implantação dessa ideia e se é realmente viável ou não.
- Dê orientações: ao iniciar um novo projeto, mesmo os mais entusiasmados podem precisar entender os reais objetivos do que é preciso. Outros, apesar da experiência, podem ficar presos em obstáculo. Portanto, esclareça os resultados desejados, alerte sobre as armadilhas e responda às solicitações sobre questões mais específicas.
- Espere algo grande: transpareça suas expectativas e que espera grandes resultados. Não seja tirânico e respeite as habilidades de cada um, compreendendo os desafios e assumindo as suas responsabilidade quando necessário.
- Dê tempo para que resolvam seus problemas pessoais: necessidades de família, problemas de saúde ou uma série de preocupações pessoais podem distrair seus funcionários. Dê uma quantidade de tempo razoável e recursos para que possa oferecer um ambiente mais favorável aos seus colaboradores.
Fonte: ResultsON

0 comentários: