terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Da ideia à execução


Uma pesquisa realizada em 2007 já apontava que 49% das empresas consultadas apresentavam uma grande lacuna entre desenvolver um plano e executá-lo. E o que é pior: 64% deles não sabiam como preencher esse espaço. Mas já parou para pensar que o problema pode estar no próprio modo como o líder está gerindo esse processo? Neste artigo publicado pelo Mashable, o autor fala sobre como gestores podem superar esse desafio:

- Defina claramente o final desejado: um dos grandes problemas de ir da ideia à execução é a falta de uma visão claramente definida. Líderes que não conseguem definir seus objetivos dificilmente podem esperar que seus colaboradores compreendam sua estratégia e participe de seus projetos.

– Resuma o “por quê”:
 tenha em mente que o líder precisa ser claro e conciso ao se com comunicar com seus funcionários. Além disso, dar-lhes uma boa explicação sobre as decisões estratégicas pode evitar que sua equipe se desmotive durante a empreitada.

- Reconheça sua falta de experiência: para fazer com que as estratégias corram como o esperado, tenha certeza de que possui conhecimento e habilidades necessárias para gerenciar o projeto.

- Monte uma equipe com qualidade: foque em construir um time altamente qualificado capaz de fornecer estratégias formuladas em cima de diferentes opiniões.

– Monitore atentamente os progressos:
 implementar uma nova estratégia pode exigir várias reuniões para discutir projetos e programas necessários. Mas, às vezes, alguma coisa pode se perder pelo caminho.

- Fique atento ao feedback: os líderes precisam ouvir as opiniões de todos os seus funcionários (e também de clientes, quando for o caso). Você não pode se dar o luxo de se ausentar de críticas e se recusar a ouvir possíveis problemas.

- Seja flexível: é comum surgir vários imprevistos durante o processo de implantação de uma nova ideia. Alguns reajustes podem ser necessários e é natural mudar os rumos para que os objetivos sejam alcançados.

Fonte: ResultsON

0 comentários: