quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Resolução de conflitos


by Tatiana Kielberman
Com o aumento de ocorrências de assédio moral, as empresas precisam implementar ações para solucionar os conflitos no ambiente corporativo, melhorando os relacionamentos internos e o clima organizacional, além de aprimorar, por conseqüência, a produtividade e lucratividade.
Hoje em dia, sabe-se que há várias ações com o objetivo de otimizar as relações de trabalho, tais como diálogos, terapias e dinâmicas de grupo, visando melhorar os processos nas organizações por meio do estabelecimento de regras simples: ouvir, não julgar, prezar a ética e o respeito, entre outras.
Porém, além dessas alternativas, há algumas maneiras de se refletir para atuar positivamente diante dos conflitos no seu espaço de trabalho. Confira as dicas!
- Sempre desconfie da primeira impressão que algo ou alguém passa a você. Tenha flexibilidade e pense duas vezes antes de formar uma opinião.
- Entre dois indivíduos, há no mínimo três certezas: a sua, a da outra pessoa e a verdade. Fique atento!
- Reconheça se estiver errado. É difícil, mas possível.
- Controle seus impulsos e utilize os suportes disponíveis.
- Ouça antes de falar.
- Busque e encontre pontos em comum com o outro.
- Agradeça o interesse e apoio de seus colegas de trabalho.
- Pense duas vezes antes de agir.
- Busque a união colaborativa entre os envolvidos na tarefa. Todos só têm a ganhar com isso!
Com essas atitudes, ficará mais fácil promover a harmonia e a resolução de conflitos no ambiente corporativo. 


Invista nisso e boa sorte! 

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