9 passos para se recuperar de um negócio fracassado

Saiba como dar a volta por cima e criar uma nova empresa


fracasso_erro_estresse (Foto: Thinkstock)
A cultura sobre o fracasso varia em cada país. Enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, fechar uma empresa é sinal de orgulho e algo inspirador –  afinal, a pessoa tentou, aprendeu e agora pode partir para uma nova jornada —, no Brasil, o fracasso é sinônimo para fim de uma carreira.
Não importa quanto uma derrota pode levar um empreendedor para baixo e destruir seus sonhos, é importante avaliar a situação e voltar para a luta. O site da revista Inc. listou alguns passos simples para que você seguir e se livrar da negatividade relacionada ao fracasso.
1. Pare de reclamar
Sim, você teve que fechar sua empresa. Sim, seu projeto deu errado. Mas cada minuto que você passa apenas reclamando é um minuto que você poderia usar para colocar em prática uma nova ideia.

2. Descubra a sua culpa no cartório
Você vai querer achar todas as razões externas que fizeram sua empresa fracassar, mas a verdade é que, independentemente delas, você não foi um empreendedor bom o suficiente para contorná-las – ou mesmo prevê-las. Tome tempo para analisar quais foram suas falhas para não repeti-las na próxima tentativa.

3. Perdoe-se
Depois de reconhecer seus erros, tome tempo também para se perdoar. Você não terá muita sorte em uma nova tentativa se continuar se martirizando pelas suas falhas.

4. Celebre seu fracasso
Talvez essa seja a parte mais difícil: você fracassou porque estava tentando algo inovador, algo que ninguém tinha tentando – ou até mesmo algo que você nunca tinha tentado. O importante é perceber que não há garantia de vitória e o fracasso é apenas uma das possíveis consequências de se arriscar.

5. Repense
Analise sua derrota e se questione: o que você fez que funcionou? O que não deu certo? O que você poderia ou deveria ter feito diferente? O que você perdeu de vista completamente? Melhor começar o próximo projeto com todo esse conhecimento extra, não?

6. Crie um novo compromisso
Agora que você se perdoou, reuniu o conhecimento necessário para entender o que deu errado, reúna energia suficiente para se comprometer com sua próxima jornada. Ela não pode parecer como um plano B ou prêmio de consolação, ela precisa receber sua energia integral.

7. Crie um novo plano
Pode parecer que você está fazendo tudo de novo –  e está —, mas você precisa fazer um plano para saber como agir e atingir seu objetivo. Esse passo também te empolgará um pouco mais para alcançar o sucesso.

8. Avaliação
Agora que você tem um plano e informações, peça ajuda de alguém com experiência para avaliar tudo e te aconselhar sobre mudanças necessárias ou possíveis percalços que você poderá enfrentar.

9. Execute!
Coloque seu plano em prática. E sempre que a energia negativa do seu fracasso anterior começar a voltar e tentar te cansar, a use para realizar mais pelo seu novo projeto.

Fonte: PEGN 
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »