Cursos a distância X Cursos presenciais


Autor: Samara Teixeira
Cursos a distância x cursos presenciaisRotina turbulenta, horas extras no trabalho, trânsito estressante, exigência da família, comodidade e interatividade, são alguns dos motivos que levam muitos profissionais optarem por cursos  de pós-graduação, MBA ou de extensão a distância. Existem diferenças entre cursos presenciais e a distância que ainda levam a dúvidas sobre aprendizado e resultados.

É importante entender que as duas modalidades de ensino não competem entre si, são importantes em suas totalidades e agregam valores de acordo com o interesse, personalidade e tempo de cada indivíduo.  Segundo o professor Samuel Figueira, diretor da Interact Assessoria Corporativaas necessidades de quem estuda a distância são diferentes e, geralmente, são pessoas que não dispõem de tempo para estar em um mesmo local regularmente. “A grande diferença é o autoestudo. Enquanto nos cursos presenciais é possível contar com o professor para tirar dúvidas e lhe cobrar no desempenho, nos cursos pela Internet o aluno precisa ser muito disciplinado e persistente”, explica Figueira.

Os cursos a distância também conhecidos como EAD permitem uma flexibilidade de aprendizado, e passam por um período de reconhecimento e aceitação nacional cada vez maior. “Nos Estados Unidos já se sabe que é muito mais desafiador concluir um curso na modalidade EAD do que um curso presencial”, afirma Samuel. Estes cursos estão sendo incentivados pelo MEC (Ministério da Educação) e podem fornecer certificados e diplomas idênticos aos cursos fornecidos regularmente por instituições de ensino.
Além do dinamismo, os EADs permitem economias no orçamento que podem ajudar o estudante. Para Tiago Sereza, gerente de integração da Catho Educação, há outros custos que o aluno deixa de ter ao participar de cursos a distância, tais como: despesas com deslocamento, estadia, alimentação, material, entre outros. “Em relação à abrangência, os cursos online têm maior amplitude, podendo chegar a diversos locais onde os cursos presenciais não seriam viáveis, devido a necessidade de estrutura física e professores qualificados”, relata Sereza.

O mais importante é o comprometimento em aprender


É fundamental que antes de iniciar o curso, o aluno tenha ciência de que terá que ser disciplinado para cumprir as etapas do curso a distância e de que ele será o principal responsável pelo planejamento e aprendizado. “Por isto, é válido se perguntar se tem este perfil, pois, vai precisar de dedicação e organização para atingir o objetivo. Também é indicado que o interessado verifique se tem facilidade em lidar com as tecnologias utilizadas no curso”, explica Sereza.

Independente da modalidade de ensino é interessante destacar que a participação em cursos ajuda a adquirir conhecimentos e a aumentar a competitividade no mercado de trabalho, por isto, buscar atualização e capacitação pode ser um diferencial para os profissionais.

Cursos à distância se apresentam como ótima alternativa para quem tem pouca flexibilidade de tempo e limitações geográficas. “Muitas pessoas de regiões extremas do Brasil, por exemplo, estão aproveitando a expansão da EAD para realizar cursos de instituições reconhecidas que não estão fisicamente em seus estados”, enfatiza Tiago.


Principais diferenças entre cursos presenciais e a distância

Segundo Samuel Figueira, as principais diferenças das duas modalidades são:

Curso a distância:
  • - Mais acessível financeiramente;
  • - Possibilidade de fazer seu próprio horário de estudo;
  • - Possível assistir uma mesma aula várias vezes;
  • - Mais completo, pois no presencial, nem sempre é possível cobrir todo o conteúdo;
  • - Mais focado. Vai direto ao ponto, pois a emenda é observada com muito mais critério.

Curso presencial:
  • - O contato com colegas e professores torna o curso mais atraente;
  • - As dúvidas podem ser tiradas na hora com os professores;
  • - Mesmo que você falte na aula, existe a possibilidade de recuperar o conteúdo com os colegas;
  • - As possibilidades de networking são mais eficazes;
  • - A interação com as diferentes opiniões de colegas agregam valor ao curso;


Fonte: Cursos a distância X Cursos presenciais | Portal Carreira & Sucesso 

PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »