CONFIANÇA E MOTIVAÇÃO

Por Julia Rodrigues

É praticamente impossível uma companhia prosperar se os funcionários são desmotivados e não colaboram com os desejos e objetivos da empresa. Engana-se quem acredita que motivação é uma qualidade natural, os líderes e gestores têm mais que a obrigação de motivar seus colaboradores e estimulá-los para que se tornem mais engajados. Após 13 anos trabalhando em diversas empresas e nos mais variados cargos, Marlene Chism publicou o livro Stop Workplace Drama para compartilhar suas opiniões sobre quais atitudes tomadas pelos chefes barram a produtividade dos colaboradores. Para a autora, os funcionários estão sempre sobrecarregados e se sentem intimidados pelos gestores.
Além de práticas motivacionais, é muito importante que sua equipe tenha confiança – de todos os tipos: autoconfiança, confiança uns nos outros, confiança nos líderes e nos objetivos da companhia. Ao sentirem-se mais confiantes, é natural que o time produza mais e alcance resultados jamais esperados. E como fazer isso? Estimular a confiança dos colaboradores vai muito além de técnicas motivacionais e é importante que toda equipe esteja envolvida neste processo. O SmartBlogs.com listou 11 lições que os gestores podem aprender sobre confiança, confira algumas:
- Aprenda a ceder: para criar uma relação de motivação e confiança, deixe que seu colaborador tenha a primeira vitória, não queira competir. Deixe que ele perceba que é tão capaz quanto você.
- Ouça: ouça o que os outros têm a dizer, mas não apenas ouça com um ouvido e deixe sair pelo outro. Absorva tudo que escutou do outro e trabalhe para entender e aprender com a situação.
- Valorize: todos têm seu devido valor. Reconheça os pontos positivos de cada um e valorize-os.
- Aprenda com os erros: não cometa o mesmo erro duas vezes. As pessoas perdoam o erro, mas quando ele acontece pela segunda vez, as coisas podem mudar. Quando isso acontecer, trabalhe duro para evitar que isso se repita.
- Faça o que você diz: de nada adianta pregar um pensamento, se seu comportamento não o reflete. Não subestime as pessoas, elas não são burras e certamente irão notar. Ter um líder que não age de acordo com o que ele mesmo prega é totalmente desmotivacional.
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »