Diga “não”


Ser um bom líder é ter prioridades. Para conduzir sua equipe a resultados melhores é preciso focar nos assuntos importantes e tirar todo o resto do caminho, e isso requer firmeza na hora de dizer “não”. Steve Denning ensina como recusar ideias ruins sem desmotivar seus funcionários.
Com a palavra, Steve Jobs: “Tenho tanto orgulho das coisas que não fiz quanto das coisas que fiz. Inovação é dizer não para mil coisas”. O fundador da Apple explica que um empresário precisa escolher cuidadosamente entre muitas ideias boas que surgem durante o processo de criação.

É preciso procurar a melhor forma de dizer não. Um tom autoritário vai desmotivar sua equipe e passar uma impressão de arrogância. Em uma relação profissional, as partes trabalham juntas e dividem a responsabilidade, portanto, explique porque está recusando a ideia. De cada cinco funcionários que ouvem um não, apenas um continua se esforçando da mesma maneira. E caso um funcionário lhe abordar com uma proposta inovadora, há três respostas que você pode dar:

- Sim: Se a ideia for realmente boa, invista tempo nela e trabalhe com entusiasmo.

- Vamos trabalhar isso: se a ideia é boa, mas precisa de uns ajustes, mostre que está disposto a desenvolvê-la.

- E se…? Se não há possibilidade de implementar a ideia, converse com o funcionário sobre o que aconteceria caso você aceitasse a sugestão e mostre os problemas reais, como orçamento, tempo, etc.
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