Da ideia ao negócio


Tudo seria tão mais fácil se viesse acompanhado de um manual de instruções, não é mesmo? No mundo dos negócios, então… Mas já que não podemos contar um guia infalível que nos mostre como ser bem sucedido em dez passos, já vale a pena ter conhecimento das experiências que alguns empreendedores já tiveram ao longo do caminho, mapeando alguns pontos suscetíveis de erros ou acertos. Quem compartilhou um pouco do que presencia no mundo das startups atualmente foi David Ronick, cofundador do UpStart Bootcamp, que publicou um artigo no Inc.dizendo quais são os passos a serem seguidos para quem deseja tirar sua ideia do papel e ter o próprio negócio. Olha só:
Tenha uma ideia: pense em qual ramo você gostaria de trabalhar e pesquise sobre a área. Avalie as oportunidades de crescimento e os riscos que o setor possa oferecer. Questione o que esse tipo de consumidor quer e quão grande é a oportunidade. Cerque-se de certezas, garanta que o investimento valha a pena.
Ouça: converse com pessoas que entendam do mercado no qual você está pensando em entrar. Saiba quem são os competidores e vantagens e desvantagens de levar a ideia adiante. Vale também falar com consumidores para saber o que eles acham sobre sua hipótese. Depois de ouvir, é hora de agir. Remolde a estratégia com base no feedback que você teve.
Coloque o produto à venda: é normal que você prefira esperar ter o produto perfeito para colocá-lo no mercado, mas construa os elementos básicos e coloque-o à venda.
Faça os ajustes necessários: uma vez que os consumidores têm acesso ao seu produto, eles poderão testá-los e dar opinião. Reveja estratégias de pricing e branding.
Esteja pronto para crescer: reavalie o plano de negócios, produto, equipes, tudo que possa fazer com que sua marca cresça. Este é um bom momento para levantar capital. Apresente suas impressões sobre o mercado a um investidor, fale sobre as informações colhidas durante o lançamento do produto. Certifique-se também que toda equipe está ciente e acredita nos projetos que você tem para a empresa.
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »