Características que definem o profissional de sucesso



Se você acha que está com emprego garantido porque o mercado de trabalho está aquecido e sua área de especialização não para de contratar, pense duas vezes: segundo os consultores de Recursos Humanos, as empresas hoje tomam decisões baseadas nas atitudes do entrevistado. Nesse ponto, o currículo ajuda, mas ter iniciativa, demonstrar capacidade de se adaptar a novas situações e multifuncionalidade podem ser determinantes para assegurar a vaga.

Seja flexível
Aprender a se adaptar a novas situações, sistemas e mudanças dentro da empresa é fundamental para o profissional de sucesso. É importante entender o contexto, o cenário para escolher qual parte do seu repertório deve ser acionada naquele momento. Se essa característica vier combinada com sociabilização, melhor ainda. Pense que você pode ser um agente motivador de mudanças dentro da estrutura e um futuro líder.

Saiba inovar
Ter uma visão abrangente a capacidade de aglutinação de ideias e conceitos, além de explorar novas possibilidades é fundamental. Mas lembre-se: o mais importante é aprender a transformar a ideia em resultado perceptível para a empresa.

Tome decisões rapidamente
Reagir com rapidez e eficiência diante de um problema é o grande desafio do profissional. Todas as grandes empresas e universidades como Wharton e Pittsburgh trabalham com cases em que uma decisão rápida fez toda a diferença para a companhia.

Seja multifuncional
A geração Y faz isso naturalmente, mas com iniciativa, treinamento e dedicação, todo profissional pode aprender a trabalhar em várias partes de um processo, vários projetos, em que não apenas vai aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo, mas também será capaz de aglutinar conhecimento.

Pense fora da caixa
Criatividade é um dom, mas sem exercitar, o cérebro não chega a lugar algum. É importante olhar para as coisas de forma diferente e compartilhar sua visão com seu grupo. A organização é o resultado final de um processo de motivação em que as pessoas apresentam suas melhores ideias e soluções. A partir daí surgem os insights, que aprimoram o trabalho.

Demonstre iniciativa
Vontade de fazer e determinação para finalizar são a marca de um profissional de primeiro nível. Se sentir que há espaço para opinar e desenvolver, tome a iniciativa. Novos modelos de gestão incentivam os funcionários a se tornarem capitães de seus projetos – o que, em última instância, é o melhor caminho para criar um líder.

Vá em busca de conhecimento
Ficar satisfeito com sua bagagem é pensar pequeno. Seja curioso e esteja aberto a novidades, novas tecnologias e linhas de pensamento. Ler bastante e utilizar a internet e as redes sociais de maneira inteligente são a melhor forma de enriquecer a mente e suas conversas na hora do café.

Seja perspicaz
Ajuda bastante ter uma visão de conjunto, sem ficar compartimentalizado, na linha “eu faço o meu e só”. Ninguém vai adiante com esse pensamento. Estamos falando de bom senso também. Perceber para que lado se encaminham as decisões ajuda a preservar o emprego em momentos de crise e pode ser o diferencial na hora da promoção.

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