Proatividade


de 


Muitas pessoas associam proatividade à iniciativa, mas ser proativo é muito mais do que simplesmente fazer as coisas primeiro. Os jovens da geração Y têm isso no sangue e podemos trabalhar para potencializar seus resultados.


Essa associação é comumente feita, pois ser proativo consiste na realidade em se antecipar a futuros problemas, necessidades ou mudanças. Isso não quer dizer que o profissional precisa ser vidente, mas que ele deve analisar seu ambiente de trabalho e estar preparado para agir a qualquer momento, independentemente da situação.


Essa característica é cada vez mais valorizada no mercado. Pessoas proativas costumam fazer questionamentos positivos que melhoram a qualidade do trabalho desenvolvido, até mesmo trazendo novas soluções para os problemas. Entenda que questionar não é criticar e sim propor novas soluções.


Para conseguir fazer tais questionamentos o profissional precisa estar sempre antenado com o assunto. Uma dica importantíssima: esta atitude deve ser diária. Não adianta fazer questionamentos uma vez por ano e achar que as pessoas conseguirão ver o seu lado proativo.


Também não adianta fazer milhares de questionamentos e propor novas ideias e não colocá-las em prática. Fazer acontecer também é uma forma de mostrar sua proatividade.


Já passei por isso na empresa em que atuo hoje. Analisei como a empresa funciona, encontrei a área de meu interesse, estudei sobre o assunto e vivi perguntando e pedindo informações. Até que um belo dia surgiu a oportunidade de atuar nesta área. Como já havia realizado um bom planejamento, eu conhecia um curso de especialização e hoje estou fazendo acontecer.


Então jovem Y, seja proativo: Planeje, Estude, Questione, Faça acontecer!
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »