Gestão paternalista é a preferida por brasileiros


O modelo de liderança paternalista que relaciona a ação do gestor com compreensão, protecionismo e amizade é a preferida entre os brasileiros.
Um estudo publicado por Alfredo Behrens, professor e pesquisador do Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA (Fundação Instituto de Administração), com alunos de MBA do Brasil e da Europa, revela que o estilo de governança preferido entre os estrangeiros é do líder com foco intelectual, aquele que consegue conquistar a admiração de seus colaboradores pelo seu conhecimento.
Já para a maioria dos trabalhadores brasileiros, na opinião dos respondentes, o estilo preferido é o do líder protetor.
Para Behrens, identificar o estilo de liderança preferido em cada região é essencial para garantir a eficácia da gestão. “Com base neste estudo podemos perceber que o modelo eficiente de liderança no estrangeiro, por exemplo, não se aplica ao estilo do brasileiro”, explica.
Quando questionado sobre qual o modelo de gestão ideal, paternalista ou intelectual, o professor responde: “não há um modelo ideal, a liderança intelectual funciona melhor na Europa e nos Estados Unidos entre pessoas que trabalham em indústrias da inteligência, como escritórios de advocacia, bancos, consultorias, que compõem a maioria dos que estudam MBAs.
No Brasil, a preferência pelo estilo paternalista de liderança é predominante”.
O acadêmico ainda destaca que muitos problemas na gestão de multinacionais no país decorrem desta visão diferente entre os modelos de liderança.
“Algumas companhias deste perfil tem sérios problemas no Brasil por recrutarem, para administrarem suas filiais, executivos de seu país de origem ou recrutarem brasileiros sem o perfil característico da maioria dos brasileiros. Esta receita tende a falhar porque o estrangeiro, ou o brasileiro que perdeu o ritmo do samba local, não compartilham em toda sua extensão os anseios dos trabalhadores que devem dirigir”, completa Behrens.
Fonte: HSM Online

PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »