Maioria das empresas falha na capacitação de profissionais


Apesar do desenvolvimento das habilidades ser considerado fundamental para direcionar os resultados de negócio, 36% dos executivos consideram que as políticas falham por resistência a mudanças, indica pesquisa da consultoria McKinsey.

Por REDAÇÃO CIO BRASIL


Uma das três principais preocupações das empresas hoje é desenvolver as habilidades necessárias dos profissionais para que a organização atinja os resultados esperados de negócio, segundo 60% dos gestores consultados em um recente estudo global da consultoria McKinsey – que ouviu 1.440 executivos em todo o mundo. Apesar disso, só 25% dos entrevistados consideram que as políticas de capacitação de suas empresas pode ser considerada ‘extremamente ou muito eficiente’ para preparar as equipes a melhorar os resultados efetivos.
Alguns fatores justificam esse descompasso entre as expectativas das organizações e a dificuldade de capacitar os profissionais. Para 36% dos entrevistados, essa situação está diretamente relacionada à resistência das pessoas a mudanças, enquanto 35% apontaram para a falta de recursos e 34% citaram que não existe clareza em relação à visão e aos objetivos das organizações. Além disso, 30% afirmaram que os processos ou metodologias de treinamento são inconsistentes.
Além disso, a capacidade de liderança foi considerada pela maioria dos participantes como a habilidade que mais contribui para a performance da organização. Mas só 35% das empresas estão focadas nesse tema e apenas 36% dos entrevistados consideram que suas companhias têm hoje políticas para desenvolvimento de líderes melhores do que a dos concorrentes.
Outra conclusão da McKinsey é que 60% das empresas ainda mantêm o aprendizado prático, ou seja, aquele no qual o funcionário aprende no dia-a-dia como a principal forma de ensinar os profissionais a executar suas funções. E não mais de um terço delas utiliza outra metodologia para treinamento e capacitação das equipes de forma intensiva.
Avaliação de resultados
As companhias também erram na hora de medir o impacto do treinamento para a performance de negócios. Só 50% dos entrevistados disseram que suas empresas continuam focadas apenas no feedback e, dessas, 30% não utilizam qualquer outra métrica para a análise. Somado a isso, um terço dos respondentes não conhece o retorno sobre o investimento das ações de treinamento das companhias, em boa parte por conta do fato de suas próprias organizações ignorarem os resultados efetivos das ações.


Por fim, a McKinsey aponta que os executivos atuantes em companhias nas quais os treinamentos são citados como menos efetivos tendem a investir mais na capacitação dos líderes e menos nas equipes operacionais. Em contraste, as organizações com resultados mais efetivos são aquelas que investem boa parte dos recursos em capacitar os profissionais que estão em cargos mais baixos
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »