Brasil ultrapassa 175 milhões de celulares em janeiro


por SOFIA FERNANDES
Colaboração para a Folha Online, em Brasília

Em janeiro, o Brasil teve 1,64 milhão de novos acessos à telefonia móvel, levando o país à marca de 175,6 milhões de celulares, conforme divulgou nesta segunda-feira a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), registrando uma densidade de 91,33 acessos a cada 100 habitantes.
O crescimento no número de habilitações verificado em janeiro foi de 0,94% em relação a dezembro. Segundo a Anatel, é o segundo melhor janeiro da série histórica, menor apenas que o verificado no primeiro mês de 2008, quando foram criados 1,88 milhão de novos acessos.
Do total de planos de celular no Brasil, 82,62 % são pré-pagos. A tecnologia predominante no país é a GSM, com 88,6% do mercado.


Empresas
A Vivo é a empresa líder no mercado de telefonia móvel, com domínio de 29,9% do setor. Em seguida vem a Claro, com fatia de 25,5%.
A TIM vem em terceiro, com participação de 23,6%. A Oi tem 20,6% de participação.


Celulares por habitante
A região Norte é a que apresentou, em janeiro, o maior crescimento do número de celulares por habitantes, de 1,5%. O Estado do Amazonas puxou o número, com um incremento em sua teledensidade de 2,4%.
O Norte é, contudo, a segunda região com menor relação de celulares por pessoas  de cada 100 habitantes, 72,1 têm celular. Fica na frente apenas do Nordeste, que tem teledensidade de 71,8. Em janeiro, a região apresentou crescimento de 1,23%, o segundo resultado mais expressivo do mês.
PRÓXIMA
« Prev Post
ANTERIOR
Next Post »